Tecnologia & Negócios

Tendências da Computação em Nuvem para 2024: Rumo a um Futuro Mais Conectado e Eficiente

A computação em nuvem tem desempenhado um papel crucial na transformação digital de empresas em todo o mundo. À medida que nos aproximamos do ano de 2024, observamos diversas tendências emergentes que moldarão o cenário da computação em nuvem, impulsionando a inovação, a eficiência operacional e a segurança da informação. Neste artigo, exploraremos algumas das previsões do relatório FutureScape, elaborado pela IDC (International Data Corporation) revelando o que podemos esperar do mercado nos próximos anos.

1. Mudança central de TI: como já adiantamos em nosso evento em novembro deste ano (Clique aqui para conferir a última edição do Innuvem Talks), o IDC prevê uma mudança rápida e drástica da área de TI em direção à IA, impactando quase todos os setores e aplicações. Segundo o IDC, até 2025 as organizações Global 2000 (G2000) alocarão mais de 40% dos seus gastos em TI para inciativas relacionadas à IA.

2. Grande Captura de Dados: Os dados são um ativo crucial, alimentando modelos e aplicações de IA. Fornecedores de tecnologia e prestadores de serviços reconhecem isso e acelerarão os investimentos em ativos de dados adicionais, melhorando a posição competitiva das empresas.

3.  Desafios em Infraestrutura: Em 2025, empresas enfrentarão desafios com custos de infraestrutura e de acessibilidades incertos. Isso pode desencadear o uso de medidas temporárias, tornando mais difícil alcançar metas de economia em nuvem e de logística de dados.

4. Expansão do portifólio de dados em Open Source: Em 2024, provedores em todo o espectro de hardware, software e serviços expandirão agressivamente seus portfólios de dados privados e de código aberto, tornando as decisões estratégicas de parceria mais instáveis.

5. Investimentos reduzidos travarão desenvolvimento: Até 2026, a falta de financiamento nas iniciativas de capacitação, em comparação com os gastos em produtos/serviços, poderá impedir que 65% das empresas alcancem a capacidade máxima de seus investimentos em IA, nuvem, dados e segurança.

6. IA Everywhere: Até 2025, 40% das interações de serviços incluirão entrega habilitada por GenAI, desencadeando uma mudança em como os serviços serão entregues por humanos. Serão necessários esforços estratégicos, de mudança de cultura e de treinamento, preparando as organizações para a presença da IA em todos os lugares.

7. Dependência de plataformas de controle: Em 2027, 80% da Infraestrutura, Segurança, Dados e Aplicativos dependerão de plataformas avançadas de controle para a entrega coordenada de serviços habilitados por IA, mas apenas metade das empresas as utilizará de maneira eficaz.

8. Integração com satélites: Até 2028, 80% das empresas integrarão conectividade de satélites de baixa órbita terrestre, criando um tecido digital de serviços unificado que garante acesso ubíquo resiliente e assegura a fluidez dos dados.

O avanço do uso e desenvolvimento acelerado da IA no mercado já é uma realidade com passos largos a caminho da consolidação. Caberá às empresas estarem atentas aos pontos desafiadores para enfrentarem os impactos de maneira segura. Na Innuvem, oferecemos soluções de Sustentação, Segurança e Infraestrutura de TI baseada em Nuvem. Entre em contato com a nossa equipe e conheça solução ideal para sua empresa.

E-mail: contato@innuvem.com

Telefone: (21) 4042-0999

               (11) 5039-7080

               (31) 4042-7080

*As previsões completas do relatório da IDC podem ser acessadas no site: IDC FutureScape: Worldwide IT Industry 2024 Predictions – 1633867 (webcasts.com)

Author

Gabriela Cruz

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *