Mercado de TI

O impacto do déficit de talentos em TI no Brasil.

O ano de 2023 está marcado pela aceleração contínua dos avanços tecnológicos, a exemplo das inovações trazidas pela Inteligência Artificial. A adoção cada vez mais rápida de tecnologias certamente traz ganhos em agilidade e em insights precisos para o mundo dos negócios, mas também pode trazer impactos como aumento da vulnerabilidade de dados e a necessidade de mão de obra qualificada.

Quando pensamos na mão de obra do mercado de TI, o Brasil terá um déficit de 530 mil profissionais, segundo relatório produzido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com o Google. O mesmo relatório ainda aponta que anualmente, 53 mil profissionais irão se formar entre 2021 e 2025, números que não irão suprir a demanda do período, que pode ser de 800mil profissionais, segundo a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia).[1]

Dentre os fatores para escassez de profissionais, o estudo mostra que foram citados por startups, executivos e profissionais da área, motivos como:
· O ensino de pensamento lógico defasado nas escolas brasileiras;
· Existência de grandes barreiras para pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia;
· O desenvolvimento aquém do esperado de profissionais seniores no mercado de TI no Brasil;
· A dificuldade de conseguir o primeiro emprego em tecnologia fazendo com que os jovens busquem outras áreas;
· As grandes limitações para pessoas de regiões distantes dos grandes centros do país;
· As condições muito mais atrativas internacionalmente, esvaziando o mercado nacional.


Além dos fatores estruturais do país, o Mercado de TI, e mais particularmente o setor de Nuvem, também enfrenta um conflito geracional que tem moldado uma nova dinâmica de trabalho neste universo.

Num cenário de escassez, profissionais, em sua maioria jovens (Millenials e Geração Z), com competências de alto valor, buscam empresas que se adequem às suas expectativas, tanto de uma cultura laboral mais flexível, quanto em remuneração.

Os desejos do jovem capital humano do mercado, não raro levam a alta rotatividade de profissionais, principalmente em organizações mais maduras, onde a flexibilização pode esbarrar em entraves burocráticos.

Neste cenário, a Innuvem oferece o diferencial de captar e desenvolver profissionais especializados nas categorias de maior demanda. Em nossa equipe promovemos um ambiente de trabalho altamente colaborativo, onde nossos profissionais podem vivenciar cenários de operação e de planejamento diversos, o que enriquece o processo de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal.

A Innuvem também conta com um método de busca de perfis orientado para a retenção de talentos. O ambiente de trabalho flexível adotado com sucesso na empresa, vai ao encontro dos desejos dos profissionais, e ainda amplia a possibilidades de contratação além das fronteiras geográficas. Com este formato, conseguimos manter altos padrões de qualidade de vida e cultura corporativa para nossos colaboradores. E o resultado se reflete em um atendimento de excelência aos nossos clientes.

Para saber mais sobre nossos serviços e encontras a melhor solução para o seu negócio entre em contato com a nossa equipe através do contato@innuvem.com

[1] Informação do Portal G1. Consultado no dia 26/06/2023. Link:https://lnkd.in/dMHfSwyq

Author

Gabriela Cruz

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *