Dicas

Armazenamento em nuvem e seus benefícios

Você sabe o que é um sistema de armazenamento em nuvem? Essa tecnologia vem ganhando destaque entre as empresas, principalmente por causa dos benefícios que proporciona para os negócios.

Além de minimizar os riscos para as organizações, o uso de uma ferramenta em nuvem, como o G Suite, possibilita reduzir custos, aumentar a segurança dos dados e otimizar o desempenho dos colaboradores na empresa.

Fizemos este post para mostrar quais são os benefícios que o armazenamento em nuvem pode oferecer aos empreendimentos e quais os cuidados que precisam ser tomados em relação a essa tecnologia. Boa leitura!

Quais os benefícios do armazenamento em nuvem?

Para as empresas, a preocupação com a segurança dos dados é uma questão de extrema importância. Diariamente, são gerados inúmeros documentos e informações nas organizações. Por isso, é essencial contar com um sistema digital que seja eficiente e tenha a capacidade de providenciar maior proteção contra a perda de arquivos, problemas de infraestrutura e ataques cibernéticos.

O armazenamento em nuvem traz muitos benefícios para as empresas, sendo um recurso valioso para aprimorar a gestão do seu negócio.

Reduz o uso de dispositivos de armazenamento

Normalmente, os dados da empresa são armazenados em um computador local, em pen drives ou até mesmo em HDs externos. Com o armazenamento em nuvem, todos os arquivos da organização ficam em servidores remotos.

Possibilita acessar os arquivos remotamente

Outro grande benefício do armazenamento em nuvem é a possibilidade de acessar os arquivos remotamente. Assim, os colaboradores terão maior agilidade para as tarefas do dia a dia, podendo acessar qualquer documento ou informação por meio de algum dispositivo conectado à internet.

Garante maior proteção dos dados

Muitos gestores têm a mesma preocupação em relação à segurança dos seus dados no armazenamento em nuvem. Contudo, um sistema de gestão na nuvem não compromete a segurança das informações.

Os servidores de cloud computing garantem maior proteção, principalmente pelo fato de que seguem os padrões internacionais de segurança de dados — como a criptografia avançada e o ISO.

Traz maior facilidade para compartilhar os arquivos

Um sistema de armazenamento em nuvem traz maior praticidade na hora de compartilhar informações e documentos entre os colaboradores da empresa. Além disso, também é possível que os funcionários trabalhem em conjunto em um mesmo arquivo em tempo real.

Quais os cuidados que devem ser tomados?

Um dos primeiros grandes cuidados que você deve tomar ao implementar um sistema de armazenamento em nuvem na sua empresa é a definição de uma política de segurança de uso. Com isso, você estabelece regras e boas práticas sobre a utilização desse recurso.

Além disso, é muito importante contar com uma senha segura para evitar que pessoas de fora do círculo empresarial acessem os dados sigilosos do seu negócio. Por isso, é essencial limitar o compartilhamento de arquivos apenas para aqueles que fazem parte do empreendimento.

A possibilidade de reduzir custos enquanto a sua organização tem acesso a novas tecnologias é essencial para conquistar resultados melhores. Isso tudo fica mais prático com a implementação do armazenamento em nuvem em sua empresa. O principal motivo disso é a escalabilidade operacional, que é a capacidade de organizar os recursos, ajustados de acordo com a demanda de trabalho.

Author

Gabriela Cruz

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *