Como qualquer assunto polarizador, a resposta provavelmente fica em algum lugar entre os extremos!

O uso da IA Generativa já provou não ser uma tendência passageira no universo corporativo. Pesquisas já evidenciam que quase todo tipo de negócio já adota alguma solução de IA para agilizar tarefas do dia a dia.

Enquanto algumas empresas já investem em soluções de IA, outras ainda hesitam, pois já sentiram em primeira mão os impactos de ataques ou de vazamentos de dados, ou acreditam que os benefícios não superam os riscos, mesmo na ausência de dados ou evidências do que seriam estes riscos para sua organização.

“O caminho da proibição do uso dessas tecnologias pelas organizações pode ser uma escolha válida e efetiva, mas a competição certamente não será leniente com quem basear esta decisão em algo diferente de dados e fatos “, segundo nosso CEO, David Garrana. “O problema em si não é o uso das ferramentas, mas a velocidade com que a organização adquire o entendimento de como elas são usadas e usa este conhecimento a favor do objetivo de negócio.”

“Sem que a empresa tenha atingido o ciclo de maturidade que leva ao estabelecimento de regras básicas de governança e segurança, respeitando os objetivos de negócio, dificilmente o caminho será outro além da proibição.”

Na Innuvem Consultoria, juntos com a Microsoft e Zscaler, defendemos que Governança de Dados tem que ser parte da cultura da organização. A base da Governança é estabelecer controles que forneçam visibilidade ampla e imparcial sobre os dados de uma empresa, garantindo que a decisão de liberar ou proibir seja feita com base em dados reais, de maneira sustentável para a operação e crescimento, sempre de acordo com as regulamentações estabelecidas.

Alguns elementos chave da boa Governança de Dados incluem:

– Estrutura Organizacional com matriz de alçada claramente definida;

– Políticas e Procedimentos que façam sentido para o negócio;

– Monitorar a Conformidade Legal e Regulatória;

– Gerenciamento de Riscos existentes, e não presumidos.

No dia 29 de Novembro, iremos debater este e outros pontos sobre Governança de Dados na era da Inteligência Artificial, no Innuvem Talks, evento online realizado em parceria com a Microsoft.

As inscrições podem ser realizadas no link abaixo:

https://conteudo.innuvem.com/innuvem-talks-ia-governanca

Author

Gabriela Cruz

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *