O Single Sign-On é um recurso para que os colaboradores possam acessar serviços baseados na nuvem Microsoft com suas credenciais existentes no Active Directory, sem a necessidade de sincronização. Dessa forma, basta que o colaborador faça login na rede para ter acesso à diversos serviços, sem o uso de diversas credenciais.
POR QUÊ UTILIZAR O SSO?
A implementação de um sistema de SSO tem aspectos positivos consideráveis.
Primeiro, a navegação de um site se torna extremamente conveniente , porque o único login irá conceder aos usuários acesso a quase todo o site , sem qualquer interrupção para autenticação do usuário
Em seguida, para o gerente da rede ou site webmaster, haverá muito menos código para manter, preservar a largura de banda local e eficiência.
Além disso, com a permissão via SSO , o acesso remoto é possível sem esforço , um exemplo seria no acesso a qualquer computador de não-local (por exemplo , servidor de um site ) arquivos com seu nome de usuário e senha.
PRINCIPAIS VANTAGENS DO SINGLE SIGN-ON
CONTROLE DE POLÍTICAS

O administrador pode controlar as políticas de conta através do Active Directory, o que lhe permite gerenciar políticas de senha, restrições de estações de trabalho, controles de bloqueio, etc., sem ter de efetuar tarefas adicionais na nuvem.

CONTROLE DE ACESSO

O administrador pode restringir o acesso ao serviço baseado na nuvem de modo a poder aceder aos serviços através do ambiente empresarial, de servidores online ou de ambos.

REDUÇÃO DAS CHAMADAS PARA O SUPORTE

O esquecimento da senha é um motivo comum para contactar o suporte, em todas as empresas. Se os utilizadores tiverem menos senhas para memorizar, é menos provável que as esqueçam.

SEGURANÇA

As identidades e informações dos utilizadores estão protegidas, porque todos os servidores e serviços utilizados com o single sign-on são controlados no local.

SUPORTE PARA AUTENTICAÇÃO SEGURA

pode utilizar a autenticação segura (também denominada autenticação de dois fatores) com o serviço baseado na nuvem. No entanto, se utilizar a autenticação segura, terá de utilizar o single sign-on. Existem algumas restrições na utilização da autenticação segura. Se pretender utilizar o AD FS 2.0 para o STS, consulte Configuring Advanced Options for AD FS 2.0 (Configurar Opções Avançadas para o AD FS 2.0) para mais informações.

Para saber mais informações sobre as funcionalidades e principais
benefícios do Single Sign-On entre em contato com
um dos nossos consultores.